Eurodeputado, Ministro ou Jornalista: a escolha é tua!

4 minute read

Durante o Model European Union Lisboa poderás assumir o papel de Eurodeputado, Ministro ou de Jornalista. Estas confuso no que é que cada uma faz? Fica aqui a saber aquilo que te espera em cada uma das funções!

Membro do Parlamento Europeu (Eurodeputado)

No MEU Lisboa, os eurodeputados estão no centro da simulação. Tal como no Parlamento Europeu, farás parte de 1 de 8 grupos políticos (fações) e, assim, terás de assumir a ideologia do grupo para qual fores selecionado.

Para acrescentar um nível de dificuldade, ser-te-á também designada uma nacionalidade dentro da tua fação, para que as diferenças de cada Estado Membro estejam representadas e possam causar debate mesmo dentro do grupo político. O tipo de socialismo que defendes será diferente se fores português, britânico ou húngaro.

Assim, terás de colaborar com os teus colegas de partido para encontrar uma posição comum e, depois, tentar criar consenso dentro do parlamento e com o Conselho.

Para facilitar a cooperação entre os dois co-legisladores, 3 eurodeputados serão eleitos para os Triálogos, que irão incluir 2 ministros e os Comissários.

Como eurodeputado terás de trabalhar em conjunto com os jornalistas para que o teu ponto seja conhecido. Conseguir entrevistas para o jornal diário pode ser fulcral nas negociações. Os jornalistas estarão no Parlamento durante as negociações, por isso, é aproveitar!

Uma das oportunidades únicas que ser eurodeputado dá é ser eleito como Líder ou Secretário da Fação. Enquanto líder de fação, farás um discurso de apresentação da tua posição, negociarás com as outras fações e terás de assegurar que a tua fação permanece unida durante as negociações. É uma responsabilidade extra, mas é uma oportunidade única para agir como um líder político num ambiente de stress.

Enquanto Secretário de fação, o teu papel é semelhante ao do líder. Durante as reuniões diárias de fação, farás as minutas e irás assegurar que todos são ouvidos. Durante os debates, deves apoiar o teu líder e os outros eurodeputados no seu trabalho.

Em último lugar, poderás participar nas conferências de imprensa, onde os jornalistas irão fazer perguntas sobre os acordos políticos e a intriga que foi gerada durante esse dia.

Ministros

Enquanto Ministro do Conselho da União Europeia, serás um dos atores mais influentes. Serás 1 entre apenas 28 ministros e terás a oportunidade de viver a experiência do Conselho ao seres chamado múltiplas vezes para defenderes a tua posição. Aqui não tens onde te esconder!

A tua principal função será representar o papel do governo do qual fazes parte, consoante a área de especialidade dos textos que escolhemos. Assim, terás de encontrar apoio nas posições dos outros ministros do Conselho, mas também formar alianças com os Eurodeputados no Parlamento. Se não, aquilo pelo qual lutaste tanto pode ser recusado no Parlamento.

No Conselho é usada a maioria qualificada para votar e nesta simulação também será assim, o que torna mais difícil encontrar consensos entre os ministros.

Além disto, os jornalistas estarão sempre à procura da sua próxima noticia!

Para facilitar a cooperação com o Parlamento, terão lugar os Triálogos. Serão eleitos dois ministros pelos seus pares para representarem o Conselho nestas discussões, por isso, se queres mais um desafio, candidata-te!

Terás também a oportunidade de participar nas conferências de imprensa, em que os jornalistas terão a oportunidade de perguntar sobre os desenvolvimentos do dia de trabalho. Todos os participantes estão na conferência de imprensa e é um momento extremamente exigente, especialmente para os ministros que deverão ser diplomáticos na representação dos seus interesses assim como daquilo que aconteceu no Conselho.

Enquanto ministro, deves ter conhecimento sobre as políticas do Estado Membro que estás a representar, mas também sobre as outras, de modo a criares alianças para alcançares o consenso no Conselho. Dado que, comparado com o Parlamento, os ministros são poucos, uma votação pode definir tudo, por isso, assegura-te de que tens o apoio necessário (não só dos ministros, mas também dos eurodeputados e jornalistas)!

Jornalistas

Primeiramente, podemos assegurar que este é um dos papeis mais dinâmicos desta simulação. O teu trabalho será recolher informação durante o dia de trabalho para criares uma peça de informação diária. isto inclui fazer entrevistas aos ministros e eurodeputados, mas também com a Presidência do Parlamento e do Conselho. É importante manteres os olhos sempre abertos, principalmente durante os coffee breaks, momentos em que poderás recolher informação valiosa sobre os restantes participantes. Os jornalistas não têm acesso ao Conselho, por isso, é importante aproveitar todas as pausas para perceber o que se passa por lá. É importante manter todos informados sobre sucessos ou falhanços nos acordos e negociações formados.

Um momento particularmente importante para um jornalista é a conferência de imprensa diária. Para este momento, recolhe todas as tuas perguntas e desafia os eurodeputados e ministros presentes sobre os seus conhecimentos e competências.

Todas as manhãs, terás uma sessão de brainstorming com o coordenador de jornalistas para te preparares. Mesmo que te sintas pouco à vontade, esta equipa certamente ajudará a tornar esta experiência inesquecível!

Updated: