Model European Union Lisboa 2018

2 minute read

O Model European Union (MEU) é uma simulação do processo de tomada de decisão da União Europeia.

O primeiro MEU teve lugar em 2007 em Estrasburgo (organizado inicialmente por AEGEE e, a partir de 2009, pela nossa parceira, BETA Europe). Tornou-se um sucesso imediato com o apoio do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. Desde aí, diversas MEUs foram surgindo em diversos países, europeus e não só. Assim, criou-se uma larga rede europeia que gerou a família BETA.

O MEU Lisboa é o primeiro MEU em Portugal. Com o apoio da BETA Europe, queremos proporcionar a todos uma experiência perfeita.

Acreditamos na educação não-formal, nomeadamente na abordagem “learning by doing” e isto guia todo o nosso trabalho no e para o MEU. Queremos que as pessoas se tornem conscientes de como a UE funciona, ligando pessoas de diferentes backgrounds académicos e culturais no processo e dando-lhes a oportunidade de viver todas as experiências relacionadas com a criação de um texto legalmente vinculativo.

Serão discutidos dois textos (normalmente uma Diretiva e um Regulamento, ambos sobre o Procedimento Legislativo Ordinário) e os participantes irão assumir o papel de representantes europeus (seja no Conselho da União Europeia enquanto Ministros, seja no Parlamento Europeu, enquanto Eurodeputados).

Em conjunto com a Comissão Europeia, estas duas instituições estão encarregues da legislação europeia. A Comissão prepara o texto inicial e inicia o processo legislativo. Por sua vez, o Parlamento e o Conselho podem adotá-lo, rejeitá-lo ou emendá-lo. A Comissão será representada pela organização, que prepara os textos para discussão. A discussão das propostas é feita através da apresentação de emendas ao texto inicial, alterando os parágrafos existentes ou criando novos parágrafos.

Os participantes podem também ser jornalistas, fazendo a cobertura do evento através de um jornal, blog, vídeos,… Com esta experiência, os participantes irão compreender aquilo que a União pode ou não pode fazer.

Os MEUs, apesar de terem um grande foco no processo de tomada de decisão, não são feitos apenas para estudantes com background de Direito, Ciência Política ou Relações Internacionais. Este programa pretende ser útil a todos aqueles que queiram saber mais sobre assuntos europeus e o modo como estas decisões, que têm impacto nas nossas vidas diárias, são tomadas.

Esta é uma oportunidade para os participantes saírem da sua zona de conforto dado que o poder está nas mãos deles e alargarem os seus horizontes com novas ideias que poderão ser úteis no futuro. O enriquecimento dos participantes desta simulação é único, não somente pelo conteúdo, mas pela rede de pessoas e eventos a que terão acesso através da BETA Portugal. Não é coincidência que a maioria da organização tenha sido participante de diversas simulações por toda a Europa. O espírito do MEU é um bichinho que não conseguimos largar e tu também sentirás o mesmo.

Updated: